h1

Limpar o Brasil. Let’s do it?

08/06/2011

Há o lixo que apodrece e os recicláveis clássicos: papel, vidro, metal, plástico. Há lâmpadas fluorescentes, baterias e pilhas, além dos eletroeletrônicos e medicamentos. O destino que a gente dá a todas essas coisas que não nos servem tem consequencias e todos nós sabemos quais são: obstrução de rios, sistemas de esgoto e galerias pluviais, esgotamento da capacidade dos aterros sanitários e a contaminação de lençóis freáticos, mananciais e solo. Será preciso quantos outros alertas para a sociedade por um fim à prática de descarte ilimitado de lixo no meio ambiente? Com os objetivos de tirar o lixo despejado ilegalmente nas cidades e trazer informações sobre o descarte correto de resíduos, chega ao Brasil um movimento internacional que realiza mutirões de limpeza em cidades: o movimento “Limpa Brasil – Let’s Do it!”.

Ele aconteceu primeiramente no Rio de Janeiro no domingo (05), e ainda será realizado em outros lugares do país como Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte. O movimento pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos sólidos organizando mutirões de limpeza pelas cidades através de “EcoPontos” que funcionarão recebendo o lixo coletado pela população.

No Brasil, o projeto terá um formato diferente do Let´s Do It realizado em outros países. Isso porque, aqui, o movimento identificou que a cultura do descarte de resíduos precisa ser trabalhada para uma maior preservação ambiental do território brasileiro. Não adianta apenas retirar o lixo das ruas se, depois, as pessoas voltarem a poluí-las. Por isso, após a primeira etapa de remoção dos resíduos, o movimento pretende implementar um projeto educacional sobre reciclagem e sustentabilidade em escolas públicas, com a colaboração do Instituto Akatu e o Canal Futura. O Limpa Brasil também está estruturando outras etapas com ações sócio-educativas para aprofundar a questão com a sociedade brasileira.

por  Leandra Troyack

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: