h1

Masdar – A cidade dos sonhos verdes

01/06/2011

Embora seja discutível que a Cidade de Esmeraldas de Oz atenda aos critérios para ser considerada uma impressionante cidade “verde”, no mundo real uma cidade planejada talvez entre nessa disputa. Masdar City, que está sendo construída em pleno deserto dos Emirados Árabes, é o modelo de cidade ecologicamente perfeita. Sua principal característica é a total sustentabilidade, incluindo a meta de tornar-se neutra de CO2.

O projeto, que pode ser considerado um verdadeiro experimento social, foi desenhado pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster da firma Adrian Smith & Gordon Gill Architecture. Entre os recursos disponíveis aos residentes estão carros elétricos que se movimentam sem o auxílio de motoristas, ruas resfriadas por uma gigantesca torre eólica e até mesmo uma “polícia verde” responsável por gerenciar o gasto de energia dos moradores.

Tudo isso planejado cuidadosamente num total de cinco anos e com investimentos de mais ou menos US$ 1,4 bilhão. A expectativa é que, até 2015, cerca de 7 mil pessoas habitem as construções futuristas do local. Além disso, a expectativa é que cerca de 12 mil pessoas façam o trajeto diário do local até a cidade mais próxima, Abu Dhabi.

Mas para ser completamente montada e habitada (as estimativas são de até 40 mil pessoas residindo no local ao término das obras), Masdar enfrenta obstáculos como a recessão econômica global, que fez com que a equipe responsável revisse seus planos. A falta de incentivos ao mercado de tecnologias limpas também teve resultados negativos, o que obrigou o projeto a rever seu tamanho e alcance. Entretanto, segundo Dale Rollins, ex-executivo da Shell responsável pela operação geral do projeto, mais do que representar um obstáculo, as mudanças tecnológicas e econômicas servem como incentivo para obter resultados ainda melhores e com gastos menores do que o planejado. Agora o principal é esperar e observar o vislumbre de um futuro promissor surgir, literalmente, do deserto.

por Leandra Troyack

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: