h1

Renascimento do Cinema Nacional

24/05/2011

Há aqueles que acreditam que o cinema brasileiro ainda não atingiu as expectativas que o público e a crítica esperavam. Mas é válido ressaltar que após um período marcado por desníveis constantes, variando entre as chanchadas e algumas obras-primas, e através da chamada Lei do Audiovisual, o cinema nacional se encontra em estado de expansão e inovação.

Quando se fala da “retomada” ou “renascimento” do cinema nacional, podemos considerar o filme Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil, como o estopim de início ao movimento. O filme de Carla Camurati é uma sátira sobre essa transferência da corte portuguesa ao Brasil no início do século XIX e mistura o humor típico das chanchadas, um elenco já conhecido da televisão e uma grande dose de ironia ao dirigir seu olhar sobre a história do Brasil. Esses elementos justificam, em grande parte, o sucesso de público: Carlota Joaquina acertou em cheio no gosto do público de cinema no Brasil.

Logo após este filme, que não apenas teve um grande sucesso e aceitação de público, como também “abriu as portas” para a retomada do cinema nacional, surgem filmes abordando os problemas sociais brasileiros, como o consagrado Central do Brasil de Walter Salles, e o belo como também realista, Cidade de Deus de Fernando Meirelles. Porém, em pleno renascimento do cinema, em 1995 O Quatrilho, dirigido por Fábio Barreto é indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro. Desprendendo assim, cada vez mais das imposições ao cinema.

Porém não só de ficções e experimentais vive o cinema brasileiro. Atualmente o Brasil é um dos grandes idealizadores no quesito documentário, com certeza um dos melhores países neste ramo.

Felizmente o cinema nacional está em uma fase de euforia e inovação, cada vez mais original. O abre-alas de tudo isso são os curtas-metragens. O Brasil é um grande produtor de curtas e possui vários festivais de importância que acabam consolidando e descobrindo novos aspirantes de cinema.

por  Lucas Gomes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: